sábado, 25 de maio de 2013

Visita Pastoral à Ilha de São Nicolau - Mensagem à Paróquia de S. Francisco de Assis

Trindade Santa: Mistério de Amor




Queridos irmãos e amigos da Paróquia de S. Francisco de Assis. É com enorme satisfação e emoção de pastor que iniciei na passada quarta-feira a minha primeira visita pastoral e por divina providência aqui no Tarrafal.
Juntamente com o calor característico desta cidade, tenho sentido desde o primeiro momento o calor do vosso acolhimento e a alegria da vossa fé.

Enquanto me preparava para escrever estas as alíneas para vós, a pedido do Frei Lino, vosso pároco, alguém de longe [de Lisboa], uma pessoa amiga do tempo da minha juventude perguntou-me através de uma mensagem: «D. Ildo, como estás? E como vai a tua Diocese»? Ao que respondi assim: «De momento por S. Nicolau, duas semanas em visita pastoral; uma alegria grande por encontrar ovelhas do meu rebanho por estas aldeias e recantos encravados nas montanhas: gente simples, alegre, fiel, sacrificada, esquecida: poder escutar, celebrar, partilhar preocupações e sonhos... Enfim, estar próximo e amar! Uma nova experiência!»

É isso mesmo, queridos amigos, estou no meio de vós para sentir convosco, celebrar convosco, conviver convosco; Para mim é uma experiência de Igreja vivida aqui e agora e isso é tão bom! Gostaria que destes encontros e partilhas, saíssemos todos mais animados e fortalecidos para a missão que Jesus Cristo nos confiou. Os tempos são novos, os desafios da vida em comunidade e da evangelização são outros. Nem sempre vemos com clareza por onde caminhar ou que opções mais acertadas a tomar. Mas uma coisa é certa: devemos ser primeiramente uma comunidade paroquial que seja uma autêntica imagem da Santíssima Trindade – Mistério de Amor, que hoje celebramos. Sim, só o amor verdadeiro, aquele nasce de Jesus Cristo deve ser acreditado e fomentado entre vós. Nada mais! E isso, a começar entre os padres e irmãos que estão convosco, entre eles e vós e entre todos vós, de diferentes localidades, grupos ou movimentos.

Acerca dos primeiros cristãos comentava-se: «vêde como eles se amam»! Meus irmãos, havemos de ser boas testemunhas do Ressuscitado nesta sociedade, por vezes tão desorientada e longe de Deus, se vivermos o amor cristão e irradiarmos à nossa volta a alegria e a esperança que nos vem da Palavra do Senhor Jesus!

Com muita amizade em Cristo - nosso Bom Pastor,

Ildo Fortes, vosso bispo e amigo

26.05.13 Santíssima Trindade

domingo, 19 de maio de 2013