Queridos irmãos e amigos da Paróquia de S. Francisco de
Assis. É com enorme satisfação e emoção de pastor que iniciei na passada
quarta-feira a minha primeira visita
pastoral e por divina providência aqui no Tarrafal.
Juntamente com o calor característico desta cidade, tenho
sentido desde o primeiro momento o calor do vosso acolhimento e a alegria da
vossa fé.
Enquanto me preparava para escrever estas as alíneas para
vós, a pedido do Frei Lino, vosso pároco, alguém de longe [de Lisboa], uma
pessoa amiga do tempo da minha juventude perguntou-me através de uma mensagem:
«D. Ildo, como
estás? E como vai a tua Diocese»? Ao que respondi assim: «De momento por S. Nicolau, duas semanas em visita
pastoral; uma alegria grande por encontrar ovelhas do meu rebanho por estas
aldeias e recantos encravados nas montanhas: gente simples, alegre, fiel,
sacrificada, esquecida: poder escutar, celebrar, partilhar preocupações e
sonhos... Enfim, estar próximo e amar! Uma nova experiência!»
É isso mesmo, queridos amigos, estou no meio de vós para
sentir convosco, celebrar convosco, conviver convosco; Para mim é uma
experiência de Igreja vivida aqui e agora e isso é tão bom! Gostaria que destes
encontros e partilhas, saíssemos todos mais animados e fortalecidos para a
missão que Jesus Cristo nos confiou. Os tempos são novos, os desafios da vida
em comunidade e da evangelização são outros. Nem sempre vemos com clareza por
onde caminhar ou que opções mais acertadas a tomar. Mas uma coisa é certa: devemos
ser primeiramente uma comunidade paroquial que seja uma autêntica imagem da
Santíssima Trindade – Mistério de Amor, que hoje celebramos. Sim, só o amor
verdadeiro, aquele nasce de Jesus Cristo deve ser acreditado e fomentado entre
vós. Nada mais! E isso, a começar entre os padres e irmãos que estão convosco,
entre eles e vós e entre todos vós, de diferentes localidades, grupos ou
movimentos.
Acerca dos primeiros cristãos comentava-se: «vêde como eles se amam»! Meus irmãos, havemos de ser boas
testemunhas do Ressuscitado nesta sociedade, por vezes tão desorientada e longe
de Deus, se vivermos o amor cristão e irradiarmos à nossa volta a alegria e a
esperança que nos vem da Palavra do Senhor Jesus!
Com muita amizade em Cristo - nosso Bom Pastor,
† Ildo Fortes, vosso bispo e amigo
26.05.13 Santíssima Trindade
