o tranquilo
Eis um espaço de partilha de mensagens, cartas pastorais e pensamentos que me parecem edificantes! Importa que a Palavra sobressaia entre palavras!
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Dom Ildo Fortes - Carta Pastoral 2013-14

FIRMES NA ESPERANÇA
«No íntimo do vosso coração, confessai Cristo como Senhor, sempre
dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça» (1Pe
3, 15)
Amados irmãos e irmãs,
Damos
início ao Novo Ano Pastoral celebrando ainda o Ano da Fé proclamado por Sua
Santidade Bento XVI. Tem sido um ano muito rico, a avaliar pelos múltiplos ecos
que nos chegam das diversas comunidades paroquiais, grupos e organismos. Este
ano de graça continua a ser uma boa oportunidade de vigorar a nossa fé,
aprofundando, celebrando e testemunhando as verdades que Deus nos revelou em
Jesus Cristo e às quais aderimos com alegria. O Ano da fé veio abrir novos
horizontes que a fé nos faz ver.
Motivados
pela convocação do ano jubilar, decidimos definir um plano pastoral diocesano para
três anos que gravita em torno das três virtudes teologais: Alegria de crer,
vivendo na esperança, para anunciar o Evangelho do amor. Entramos agora no
segundo ano deste triénio. Será o Ano da Esperança: firmes na Esperança
é o nosso lema. Todo aquele que acredita em Deus abre-se à esperança. Rogamos
ao Espírito Santo, que é luz no nosso caminho, para que Ele venha fazer crescer
em nós as asas da esperança, expressão bonita que o Papa Francisco usa na
Introdução à sua recente Carta Encíclica Lumen Fidei, nº
7.
O
Mundo precisa de esperança para viver e para encontrar sabor existencial. Nós,
os cristãos em todos os tempos, mas particularmente neste, somos chamados a
levar a esperança cristã àqueles que a não têm. Cristo é a esperança da
humanidade, a Sua luz brilha no rosto dos cristãos como num espelho, e estes,
por sua vez, devem reflectir para os outros essa mesma luz. Inúmeras são as
situações de confusão, dúvidas, incertezas, medos, desorientações, em que vivem
muitos irmãos nossos. O mais fácil é atribuir isso à tão falada “crise” que infelizmente
assola muitos povos e com repercussão directa no nosso país. Mas, não será
certamente uma atitude cristã limitar-se a associar a nossa voz às muitas vozes
de lamento, tantas vezes oportunistas e estéreis que mais semeiam a
intranquilidade e a desconfiança uns nos outros em vez de ser um contributo
ajustado para ajudar a resolver os problemas reais das pessoas.
A
nossa fé não nos afasta do mundo nem nos faz indiferentes ou alheios aos
esforços concretos dos nossos contemporâneos. «Urge recuperar o carácter de
luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras
luzes acabam também por perder o seu vigor» (Lumen Fidei, 4). A luz
da fé é aquela capaz de iluminar toda a existência do homem; ela ilumina a vida
social: possui uma luz criadora para cada momento novo da história (cf. LF 55)
Lendo
os sinais deste tempo à luz da fé encontramos aqui uma excelente oportunidade
de sermos portadores da esperança para os nossos irmãos a quem Deus nos envia sem
cessar. O Papa Francisco, no encerramento da JMJ Rio 2013, desafiou os jovens e
nós todos dizendo: “ide… sem medo… para servir”. Nas nossas acções pastorais
e no nosso modo de agir, tenhamos em conta as sucessivas interpelações do Papa:
é necessário ir às periferias, sair do nosso lugar acomodado e seguro para ir
ao encontro daqueles que estão longe, esquecidos, marginalizados e ignorados e
levá-los a esperança e o amor que nos vem de Deus. A esperança salva; somos salvos
na esperança como diz o Apóstolo (cf. Rom 8, 24).
Convido-vos,
irmãos e irmãs no Senhor, a ensaiar durante este ano uma Pastoral da Esperança,
virtude tipicamente cristã que motiva a confiança e gera paz e alegria. Unida
à fé e à caridade, a esperança projecta-nos para um futuro certo, dá-nos
força e coloca-nos numa nova perspectiva de vida (cf. LF 57). Terão um
lugar privilegiado no nosso coração e na nossa acção pastoral, as pessoas enlutadas
e para quem a morte é um drama sem luz e um caminho sem meta, os que sofrem desconsolados
e sós, os jovens e as famílias a quem falta trabalho, pão e a dignidade e que
perderam a confiança na vida, os que vivem encarcerados e os doentes.
Deparamos
com muitas situações de desesperança bem perto de nós: ser Igreja de Cristo é
fazer tudo para levar imperiosamente luz e calor aos corações que vivem na dor
e na angústia. Actuar deste modo será dar um belo testemunho de Jesus Cristo no
mundo de hoje e uma boa maneira de continuar a tarefa de nova evangelização de
que tanto temos ensaiado.
Maria,
Nossa Mãe, dirija para a nossa Igreja o Seu olhar de esperança e nos ajude a
colocar luz na vida!
Mindelo, 8 de Setembro
de 2013 – Festa da Natividade da Virgem Santa Maria
†Ildo Fortes
Bispo de Mindelo
sábado, 25 de maio de 2013
Visita Pastoral à Ilha de São Nicolau - Mensagem à Paróquia de S. Francisco de Assis
Trindade Santa: Mistério de Amor
Queridos irmãos e amigos da Paróquia de S. Francisco de
Assis. É com enorme satisfação e emoção de pastor que iniciei na passada
quarta-feira a minha primeira visita
pastoral e por divina providência aqui no Tarrafal.
Juntamente com o calor característico desta cidade, tenho
sentido desde o primeiro momento o calor do vosso acolhimento e a alegria da
vossa fé.
Enquanto me preparava para escrever estas as alíneas para
vós, a pedido do Frei Lino, vosso pároco, alguém de longe [de Lisboa], uma
pessoa amiga do tempo da minha juventude perguntou-me através de uma mensagem:
«D. Ildo, como
estás? E como vai a tua Diocese»? Ao que respondi assim: «De momento por S. Nicolau, duas semanas em visita
pastoral; uma alegria grande por encontrar ovelhas do meu rebanho por estas
aldeias e recantos encravados nas montanhas: gente simples, alegre, fiel,
sacrificada, esquecida: poder escutar, celebrar, partilhar preocupações e
sonhos... Enfim, estar próximo e amar! Uma nova experiência!»
É isso mesmo, queridos amigos, estou no meio de vós para
sentir convosco, celebrar convosco, conviver convosco; Para mim é uma
experiência de Igreja vivida aqui e agora e isso é tão bom! Gostaria que destes
encontros e partilhas, saíssemos todos mais animados e fortalecidos para a
missão que Jesus Cristo nos confiou. Os tempos são novos, os desafios da vida
em comunidade e da evangelização são outros. Nem sempre vemos com clareza por
onde caminhar ou que opções mais acertadas a tomar. Mas uma coisa é certa: devemos
ser primeiramente uma comunidade paroquial que seja uma autêntica imagem da
Santíssima Trindade – Mistério de Amor, que hoje celebramos. Sim, só o amor
verdadeiro, aquele nasce de Jesus Cristo deve ser acreditado e fomentado entre
vós. Nada mais! E isso, a começar entre os padres e irmãos que estão convosco,
entre eles e vós e entre todos vós, de diferentes localidades, grupos ou
movimentos.
Acerca dos primeiros cristãos comentava-se: «vêde como eles se amam»! Meus irmãos, havemos de ser boas
testemunhas do Ressuscitado nesta sociedade, por vezes tão desorientada e longe
de Deus, se vivermos o amor cristão e irradiarmos à nossa volta a alegria e a
esperança que nos vem da Palavra do Senhor Jesus!
Com muita amizade em Cristo - nosso Bom Pastor,
† Ildo Fortes, vosso bispo e amigo
26.05.13 Santíssima Trindade
domingo, 19 de maio de 2013
sexta-feira, 26 de abril de 2013

Diocese de Mindelo
Conferência de Imprensa
25 de Abril de 2013
Espectáculo CANTAR A FÉ
Mindelo 28 de Abril 2013
Sua Santidade Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, dada em S. Pedro – Roma em 11 de Outubro de 2011, proclamou um Ano da Fé, que decorre desde 11 de Outubro de 2012 até 24 de Novembro de 2013, para comemorar os cinquenta anos da abertura do Concílio Vaticano II, este grande acontecimento do séc. XX de largo alcance eclesial e mundial e também para assinalar os Vinte anos da Publicação do Novo Catecismo da Igreja.
Neste contexto e em sintonia com a toda a Igreja por este mundo fora tem celebrado de várias maneiras e com alegria o Ano da Fé, a Diocese de Mindelo tem programado uma série de iniciativas para viver localmente este ano tão especial, desafiando e celebrando de forma múltipla a fé de um povo, este tesouro e esta herança que a todos nos toca!
A nossa história e a nossa cultura cabo-verdiana nas suas diferentes vertentes estão, felizmente, impregnadas de matizes e traços de indelével fé cristã: encontramos isso na nossa música, na nossa literatura e nos nossos contos, na nossa arte, etc. É isso mesmo que queremos salientar e pôr em destaque com esta iniciativa a ter lugar dia 28 de Abril no Mindelo – Praça Nova pelas 17h30 e que intitulamos: Cantar a fé.
Será um espetáculo musical e artístico, aberto a toda a população e com a participação de alguns artistas da terra, da nossa diáspora e artistas estrangeiros convidados (entre eles, estamos a contar com a Celina Pereira, Maria Alice Rocha, Jerusa Barros, Homero Fonseca, José Pedro Andrade, Gabriela Mendes, Trio do Fado (Luis Roquete, Diogo Chang Faria e Francisco Barreto), Valério Miranda, Joel almeida, CEM..).
Esta iniciativa tem como Director de produção, o Hernani Moreira e uma comissão composta por vários elementos entre os quais alguns músicos da nossa cidade de Mindelo. Este evento, consideramo-lo de suma importância quer a nível da Igreja quer a nível cultural
†Ildo Fortes, Bispo
sábado, 30 de março de 2013
Onde está Jesus?
Não está aqui! Ressuscitou!
O sepulcro vazio!
Esta foi e continua a ser
a grande novidade!
Aquelas mulheres na
madrugada de Domingo de Páscoa
ficaram surpreendidas...
mas também apreensivas e cheias de alegria.
ficaram surpreendidas...
mas também apreensivas e cheias de alegria.
Os discípulos, Pedro e
João, foram averiguar
o que acontecera de facto: Viram, ficaram também
cheios de alegria e acreditaram!
o que acontecera de facto: Viram, ficaram também
cheios de alegria e acreditaram!
Quando tudo parecia ter
desmoronado e onde a tristeza
começara a vencer, surge agora uma nova Luz!
começara a vencer, surge agora uma nova Luz!
Quem acreditou na figura
do Servo de Sofredor?
Quem aceitou a humilhação
da Cruz?
Quem permaneceu firme?
Quem esperava a Ressurreição?
Todas estas questões de
novo se colocam para nós!
E é na nossa vida, no
meios das alegrias, das hesitações,
das certezas e das lutas de cada dia que vamos encontrar a resposta!
das certezas e das lutas de cada dia que vamos encontrar a resposta!
Onde está Jesus?
Cristo Ressuscitado,
precisamente porque tem uma dimensão cósmica e universal, está em todo o mundo!
Acessível a todos aqueles
que o procuram de coração sincero
Busquemo-Lo na vida
sempre oculto!
Celebremo-Lo na Igreja que
vive da Páscoa do Senhor!
quarta-feira, 27 de março de 2013
NOTA DIA DA CARITAS - DIOCESE MINDELO
Nota por Ocasião do Dia da Caritas
II DOMINGO DA QUARESMA – 24 FEV 2013
Senhores Párocos e comunidades cristãs da Diocese de Mindelo,
Feliz caminhada quaresmal para todos vós e para as vossas comunidades!
Como é habitual, o segundo Domingo da Quaresma é dedicado à Caritas -
organismo oficial da Igreja destinado a promover, através da caridade cristã, a
assistência e a promoção integral dos menos favorecidos. A Caritas de Mindelo tem como orientações fundamentais a Doutrina
Social da Igreja e as definidas pelo plano pastoral diocesano, os imperativos
da solidariedade e a legislação civil e canónica, atribuindo prioridade às
situações mais graves de pobreza e de exclusão social (Sobre os seus
objectivos específicos, ver artigo 3º dos estatutos que seguem em anexo).
A Caritas de Mindelo foi canonicamente erecta em 21 de Janeiro de 2005, goza
de autonomia administrativa e financeira e tem natureza fundacional nos termos
do Direito Canónico.
Após um longo e fecundo período de reflexão inter-diocesana que ocorreu
entre 2010 e 2011, com a participação dos dois bispos, alguns sacerdotes,
religiosos e leigos mais afectos à Caritas, decidimos reformular os estatutos
da Caritas Caboverdiana de modo a adaptar-se melhor à nova situação de haver
duas dioceses no país. Na mesma ocasião aproveitamos para criar os estatutos
específicos das duas caritas diocesanas que não havia e elaborar um plano
estratégico de acção. Uma vez criados e aprovados os estatutos da caritas
diocesana, tratamos de constituir os órgãos
sociais que a compõem. A título informativo, a Dra. Maria do Rosário Borges
é a presidente da Direcção e o Padre Pieraldo Delfino, Pároco de Porto Novo é o
assistente eclesiástico. Da mesma direcção, fazem parte ainda, o Diácono João
Ramos, a irmã franciscana, Maria Alves e a Brúcia Brito. Esta direcção está em
funções desde o verão passado.
A colecta do II Domingo da Quaresma, destina-se à Caritas Diocesana.
Actualmente e desde há algum tempo, a nossa Caritas atravessa uma fase crítica
de recursos financeiros, para fazer frente às despesas inerentes ao seu próprio
funcionamento e para acudir às situações graves de pobreza que infelizmente
cada vez mais batem à porta de muitos irmãos nossos. Esta escassez de meios é
agravada pela crise financeira que atingiu muitos dos países e instituições,
nossos benfeitores, sobretudo na Europa.
Contamos com a vossa preciosa ajuda para sensibilizar os nossos fiéis para
nesse domingo deixarem o coração agir em favor dos mais carenciados que a nossa
caritas procurará atender!
Fraternalmente em Cristo, caminho para Páscoa!
Mindelo, 15 de Fevereiro de 2013
† Ildo Fortes, Bispo de
Mindelo
Nota: Pede-se uma
boa divulgação e reflexão, sobretudo junto das Antenas da Caritas, da mensagem do Papa tão oportuna para a
Quaresma de 2013, Crer na caridade
suscita caridade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


