Queridos irmãos e amigos da Paróquia de S. Francisco de
Assis. É com enorme satisfação e emoção de pastor que iniciei na passada
quarta-feira a minha primeira visita
pastoral e por divina providência aqui no Tarrafal.
Juntamente com o calor característico desta cidade, tenho
sentido desde o primeiro momento o calor do vosso acolhimento e a alegria da
vossa fé.
Enquanto me preparava para escrever estas as alíneas para
vós, a pedido do Frei Lino, vosso pároco, alguém de longe [de Lisboa], uma
pessoa amiga do tempo da minha juventude perguntou-me através de uma mensagem:
«D. Ildo, como
estás? E como vai a tua Diocese»? Ao que respondi assim: «De momento por S. Nicolau, duas semanas em visita
pastoral; uma alegria grande por encontrar ovelhas do meu rebanho por estas
aldeias e recantos encravados nas montanhas: gente simples, alegre, fiel,
sacrificada, esquecida: poder escutar, celebrar, partilhar preocupações e
sonhos... Enfim, estar próximo e amar! Uma nova experiência!»
É isso mesmo, queridos amigos, estou no meio de vós para
sentir convosco, celebrar convosco, conviver convosco; Para mim é uma
experiência de Igreja vivida aqui e agora e isso é tão bom! Gostaria que destes
encontros e partilhas, saíssemos todos mais animados e fortalecidos para a
missão que Jesus Cristo nos confiou. Os tempos são novos, os desafios da vida
em comunidade e da evangelização são outros. Nem sempre vemos com clareza por
onde caminhar ou que opções mais acertadas a tomar. Mas uma coisa é certa: devemos
ser primeiramente uma comunidade paroquial que seja uma autêntica imagem da
Santíssima Trindade – Mistério de Amor, que hoje celebramos. Sim, só o amor
verdadeiro, aquele nasce de Jesus Cristo deve ser acreditado e fomentado entre
vós. Nada mais! E isso, a começar entre os padres e irmãos que estão convosco,
entre eles e vós e entre todos vós, de diferentes localidades, grupos ou
movimentos.
Acerca dos primeiros cristãos comentava-se: «vêde como eles se amam»! Meus irmãos, havemos de ser boas
testemunhas do Ressuscitado nesta sociedade, por vezes tão desorientada e longe
de Deus, se vivermos o amor cristão e irradiarmos à nossa volta a alegria e a
esperança que nos vem da Palavra do Senhor Jesus!
Com muita amizade em Cristo - nosso Bom Pastor,
† Ildo Fortes, vosso bispo e amigo
26.05.13 Santíssima Trindade

1 comentário:
Estimado senhor/senhora
Olá, como vai você? Meu nome é Emilio Fernández, e eu sou um garoto espanhol muito interessado em viajar o mundo para saber coisas sobre a cultura, monumentos, paisagens, etc. ... Infelizmente, na maioria das vezes é muito caro para viajar para conhecer países distantes, o que é impossível para a minha pequena economia, então eu acho uma boa maneira de viajar com a imaginação em todos os cantos do planeta é conseguir uma carta por correio para todos os países do mundo como uma espécie de pequena lembrança. Na minha colecção, recebi cartas de uma série de países, mas eu gostaria de estender minha colecção de ficar pelo menos uma carta de cada país e território no mundo com sua própria administração postal.
Às vezes é muito difícil encontrar em muitos países, uma pessoa que está disposta a enviar uma carta pelo correio. Acho que uma carta ou um cartão-postal é uma memória maravilhosa e ao mesmo tempo, uma forma original de promover um país no mundo.
Portanto, gostaria de pedir um pequeno favor, você vai ter a amabilidade de enviar uma carta por correio normal do Cabo Verde? Eu sei que o seu blog não e o lugar adequado para pedir isso e, certamente, e possível que você não pode me ajudar, mesmo, é muito provável que você ignore a minha carta, mas de qualquer maneira, quero agradecer o tempo que você gasta lendo esta carta.
Se você quiser me ajudar a completar a minha colecção de cartas, por favor escreva para mim, para o seguinte endereço:
Emilio Fernández Esteban
Calle Valencia, 39 Bajo C
28903 Getafe (Madrid)
Espanha
Também gostaria de vos convidar a visitar o meu blog:
http://cartasenmibuzon.blogspot.com/
Neste link você pode ver as fotos com todas as cartas que tenho recebido de diferentes países.
Finalmente, gostaria de reiterar minha gratidão pela vossa atenção, e também enviar os meus melhores votos de paz, saúde e felicidade para você, sua família e amigos.
Atenciosamente
Emilio Fernández
Enviar um comentário